Os relógios mecânicos têm um mecanismo que é movido pela energia gerada pelo desenrolar da mola, e pequenas peças metálicas trabalham em conjunto para controlar a precisão. Peças metálicas frágeis num relógio mecânico são facilmente afetadas pelo ambiente exterior, como a temperatura, a gravidade, e impactos em geral. Adicionalmente, as condições de uso de um relógio, como o período durante o qual é usado e o estado de enrolamento da mola, podem afetar a perda/ganho do relógio.
-
A precisão de um relógio mecânico designa-se por “taxa média diária”.
-
Fator que influencia a precisão em -1: grau de enrolamento da mola
-
Fator que influencia a precisão em -2: temperatura
-
Fator que influencia a precisão em -3: posição (orientação) do relógio
A precisão de um relógio de quartzo é indicada mensalmente ou anualmente (ex.: taxa mensal de ±15 segundos, ou taxa anual de ±10 segundos). Isto indica a diferença total na precisão de um relógio de quartzo quando é usado de forma contínua durante um mês ou um ano.
Pelo contrário, a precisão de um relógio mecânico é normalmente indicada através de uma “taxa média diária”.
A precisão de um relógio mecânico varia ligeiramente a cada dia, uma vez que é influenciada por várias condições de uso, e é normalmente instável. Em seguida, é necessário avaliar se a precisão é satisfatória ou não, verificando os valores médios em caso de uso durante uma semana até dez dias, mas não apenas durante um dia.
Para precisão quando o relógio mecânico Grand Seiko é usado no quotidiano, os valores nominais estabelecidos são de -1 a +8 segundos por dia. Se o valor médio ultrapassar o valor nominal acima mencionado em condições de uso normal quando o relógio é usado durante uma semana até dez dias, recomendamos que o ajuste.
Note que as peças que se deterioram com o tempo devido à duração prolongada de utilização podem não ser ajustadas para a precisão que deseja. Para mais detalhes, consulte a Serviços pós-venda.
De forma a usar o relógio mecânico com maior precisão, é necessário fornecer energia vigorosa de forma constante sempre que possível às respetivas peças.
No estado em que a mola está completamente enrolada, a precisão é estável, no entanto, quando a mola está desenrolada ao ponto em que a energia fornecida ao relógio diminui, as peças que controlam a precisão têm tendência a ser afetadas por fatores externos, e a precisão torna-se instável.
De forma a usar um relógio mecânico com uma precisão constante, recomenda-se que seja usado com corda suficiente.
As peças de um relógio mecânico são de metal, material que se expande e contrai consoante a temperatura, e isto influencia a precisão. Normalmente, com temperaturas elevadas, tende a atrasar-se, e com temperaturas baixas, tende a adiantar-se.
As peças que regulam a precisão de um relógio mecânico são também influenciadas pela gravidade terrestre. Por exemplo, a perda/ganho difere se um relógio é posicionado horizontalmente, ou se é posicionado verticalmente com as 12 horas orientadas para cima.
Quando o relógio não é usado no pulso, erros na precisão quando está a ser usado podem também ser compensados até um certo grau de acordo com a posição. Tente posicioná-lo de diversas formas para encontrar a mais apropriada ao seu relógio.