A precisão de um relógio mecânico, quando usado no quotidiano, varia dependendo das condições de utilização individuais do utilizador, tais como o movimento do braço durante o dia, e que afeta o estado de enrolamento da mola, a temperatura ambiente, e a posição (orientação do relógio). Deste modo, a precisão real do relógio no dia-a-dia pode diferir do valor numérico de cada item especificado no Padrão Grand Seiko.
O intervalo-padrão de precisão diária do relógio, quando usado no quotidiano, encontra-se entre -1 e +10 segundos (-1 e +8 segundos no caso dos calibres 9S86 e 9S85, -5 e +10 segundos no caso do calibre 9S27) por dia.
Para verificar corretamente a precisão diária não use o relógio por apenas um dia, mas entre 7 a 10 dias, sob condições normais de utilização, para perceber se existe perda ou ganho. Se o valor médio diário exceda o intervalo-padrão, recomendamos que ajuste o relógio. (Para mais detalhes, consulte a PADRÃO GRAND SEIKO.)
O Certificado de Inspeção do Padrão Grand Seiko incluso certifica que os valores de um mecanismo individual antes da montagem na caixa, medidos num ambiente sob condições artificiais na fábrica de produção, passaram a inspeção do Padrão Grand Seiko.
No caso de perda do certificado ou após reparação ou ajuste, este não poderá ser reemitido.