Como enrolar a mola principal (dar corda)
Este relógio é um relógio de corda automática (com a possibilidade de receber corda manual através da coroa).
É possível a mola ser suficientemente enrolada de forma automática, através do movimento natural do braço enquanto o relógio está a ser usado no pulso. Adicionalmente, pode ser enrolada manualmente através da coroa.
Um relógio parado pode ser posto a trabalhar apenas pelo movimento do braço quando está a ser usado. No entanto, antes de o usar, é conveniente dar-lhe corda (enrolando a mola), e acertar a hora. Para enrolar a mola, rode a coroa lentamente, na sua posição normal, no sentido dos ponteiros do relógio (direção das 12 horas). Se a rodar no sentido inverso aos ponteiros do relógio (direção das 6 horas), a mola solta-se.
Para enrolar a mola o suficiente, rode a coroa cerca de 60 vezes. A mola foi concebida para deslizar quando está totalmente enrolada para, se continuar a rodar a coroa, impedir que se parta. No entanto, evite dar corda em excesso.
É recomendado que use o relógio no pulso por mais de 10 horas por dia, para manter a mola enrolada. Se a mola não for enrolada o suficiente, poderão ocorrer perdas ou ganhos. Se não usa o relógio no pulso, dê-lhe corda suficiente rodando a coroa manualmente todos os dias, sempre na mesma altura.
CUIDADO
Em modelos com coroa de rosca, lembre-se de bloquear a coroa novamente.
Devido ao seu mecanismo com rodas dentadas, para acertar a hora corretamente num relógio mecânico, os ponteiros devem ser recuados uma vez de forma ligeira e depois avançados até à hora correta.
Como ajustar a hora
-
Puxe a coroa quando o ponteiro dos segundos estiver na posição das 12 horas. (O ponteiro dos segundos para.)
-
Empurre a coroa novamente até à sua posição normal, usando um sinal horário como referência. O relógio retoma o funcionamento normal.
Rode a coroa para colocar os ponteiros das horas e dos minutos na hora pretendida.