> PADRÃO GRAND SEIKO

PADRÃO GRAND SEIKO

O seu relógio Grand Seiko foi criado segundo os mais elevados padrões para assegurar que mantém a hora tão precisa quanto possível. Nesta secção, definimos o “Padrão Grand Seiko”, o que significa e como o seu relógio é testado com base no mesmo.

O “Padrão Grand Seiko” é o nosso próprio padrão de precisão. O seu relógio foi testado individualmente e cumpriu este padrão. Todos os calibres Grand Seiko são testados da mesma forma e pelo mesmo período, mas existem dois padrões, um para os relógios Grand Seiko para homem e outro para o Calibre 9S27 usado nos relógios Grand Seiko para senhora. Tal deve-se ao facto de o tamanho menor do Calibre 9S27 resultar num nível diferente de precisão.

Descrição do Padrão Grand Seiko

O movimento do seu Grand Seiko foi testado nas nossas instalações durante um período de 17 dias, em seis posições diferentes e a três temperaturas diferentes. Atingiu ou ultrapassou os padrões de precisão apresentados na página Descrição do Padrão Grand Seiko, sendo a precisão definida como ganho ou perda por dia (a “taxa média diária”).

Especificamos “valores nominais” para o uso no quotidiano e estes são de -1 segundo a +10 segundos por dia para todos os calibres exceto 9S85 e 9S86 (-1 a +8), e -5 a +10 no 9S27.

Para verificar corretamente a precisão diária não use o relógio por apenas um dia, mas entre 7 a 10 dias, sob condições normais de utilização, para perceber se existe perda ou ganho.

Se a taxa média diária estiver fora destes níveis, recomendamos o ajuste do relógio. O ajuste será cobrável mesmo durante o período da garantia caso o relógio tenha sido sujeito a qualquer das condições abaixo:

A precisão foi comprometida por falta de cuidado do utilizador (o relógio foi usado incorretamente ou foi magnetizado).

A precisão foi comprometida porque o relógio foi reparado por outra empresa/marca.

A precisão foi comprometida na sequência de um desastre natural como incêndio, inundação ou terramoto.

As condições cobertas pela garantia foram alteradas.

PADRÃO ESPECIAL GRAND SEIKO

O Padrão Especial Grand Seiko é um padrão de precisão que define condições ainda mais exigentes que o Padrão Grand Seiko. Nos modelos equipados com um calibre que passa esta inspeção, como prova do cumprimento do padrão, é impresso o logótipo “SPECIAL” no mostrador.

Descrição do Padrão Grand Seiko

Item

Unidade

Padrão

Cal. 9S27

Padrão Especial

Taxa média diária em seis posições

Segundo(s)/dia

−3,0 ~ +5,0

−3,0 ~ +8,0

-2,0 ~ +4,0

Desvio médio da taxa diária

Segundo(s)/dia

Menos de 1,8

Menos de 3,2

Menos de 1,6

Taxa máxima diária entre duas taxas diárias consecutivas na mesma posição

Segundo(s)/dia

Menos de 4,0

Menos de 6,0

Menos de 3,0

Variação da taxa entre a posição horizontal e a vertical

Segundo(s)/dia

-6,0 ~ +8,0

-8,0 ~ +10,0

-5,0 ~ +7,0

Taxa máxima diária entre a taxa média diária e qualquer taxa individual

Segundo(s)/dia

Menos de 8,0

Menos de 13,0

Menos de 7,0

Desvio da taxa diária por 1 °C entre 8 °C e 38 °C

Segundo(s)/dia/ °C

-0,5 ~ +0,5

-0,6 ~ +0,6

-0,3 ~ +0,3

Desvio da taxa diária por 1 °C entre 23 °C e 38 °C

Segundo(s)/dia/ °C

-0,5 ~ +0,5

-0,6 ~ +0,6

-0,3 ~ +0,3

Reinício da taxa

Segundo(s)/dia

-5,0 ~ +5,0

-6,0 ~ +6,0

4,0

Quantidade de posições em inspeção

6 posições

Condições de temperatura em inspeção

8, 23, 38 °C

Duração dos testes

17 dias

Padrão Grand Seiko – Terminologia

Item

Descrição

Posição em inspeção

A Norma ISO3159, usada como padrão para os cronómetros, especifica 5 posições em que devem ser realizados vários tipos de testes de medição/registo do tempo. A inspeção GS inclui ainda testes com as 12 horas para cima, na posição em que o relógio fica quando é retirado do pulso, totalizando 6 posições de teste. (Mostrador para cima, Mostrador para baixo, 12 horas para cima, 3 horas para cima, 6 horas para cima, e 9 horas para cima)

Taxa média diária em seis posições

Valor médio de um total de 12 taxas diárias medidas em 6 posições diferentes, respetivamente, por 2 dias. Este é um valor de referência que indica a perda/ganho básica de um relógio por dia, no entanto, é necessário ter outros itens em consideração para fazer uma avaliação abrangente da precisão real.

Desvio médio da taxa diária

Valor médio de um total de 6 desvios nas taxas médias entre o primeiro e o segundo dia, medidos em 6 posições diferentes por dois dias cada. Indica o grau em que a precisão diária estabiliza em cada posição.

Taxa máxima diária entre duas taxas diárias consecutivas na mesma posição

Valor máximo de um total de 6 desvios de taxas diárias entre o primeiro e o segundo dia, medidos em 6 posições diferentes por dois dias. Indica o grau máximo de variação da precisão diária consoante a posição.

Variação da taxa entre a posição horizontal e a vertical

Indica a perda/ganho em duas posições em que o relógio é usado com mais frequência no quotidiano. É uma diferença entre taxas médias diárias de 2 dias, quando um relógio é posicionado com o mostrador para cima, e taxas médias diárias de dois dias quando um relógio é posicionado com as 6 horas para cima.

Taxa máxima diária entre a taxa média diária e qualquer taxa individual

Valor de diferença máximo entre as taxas diárias durante 12 dias na fase inicial de teste, e as taxas médias diárias. Indica o grau de variação da taxa diária consoante a posição do relógio.

Desvio da taxa diária por 1 °C entre 8 °C e 38 °C

Desvio na taxa diária por 1 °C entre 38 °C e 8 °C na mesma posição (com o mostrador para cima). Indica a perda/ganho no ambiente térmico em que um relógio é usado (com o relógio fora do pulso).

Desvio da taxa diária por 1 °C entre 23 °C e 38 °C

Desvio na taxa diária por 1 °C entre 38 °C e 23 °C na mesma posição (com o mostrador para cima). Indica a perda/ganho no ambiente térmico em que um relógio é usado (com o relógio no pulso).

Reinício da taxa

Valor obtido através da subtração das taxas médias diárias dos primeiros dois dias, à taxa diária do último dia de inspeção. Indica o ponto a que a taxa diária estabiliza depois de usado por um período pré-determinado.